O artigo aborda a relação entre as Fontes Históricas e a Memória Feminina no Conservatório de Música de Rio Grande, ao longo do século XX, que ficou estigmatizada pelas concepções do século XIX. Esta Memória que foi olhada através de documentos e concebida não para eternizar-se na História, mas para o momento, estava atrelada a quem interessava fazer com que fosse lembrada. Importante destacar, o sentido da Memória Feminina que se pretende construir a partir da desconstrução de olhares pré-concebidos das Fontes a partir do Positivismo, o seu ápice de influência, e sua busca pela construção de um novo olhar sobre o grupo, na formação de uma Memória Coletiva na esfera musical, onde deverá haver interação de Fontes Históricas consideradas absolutas, enquanto cultura material e de “novas” fontes, como a História Oral, pretendendo assim ressignificar a objetividade e a subjetividade do conhecimento.
The article deals with the relation ship between the historical sources and the women's Memory at the Conservatory of music in Rio Grande, throughout the 20th century, it was stigmatized by the 19TH-century conceptions. This memory that was look through documents and designed not to perpetuate it self in history, but for the moment, was wrapped up in who was interested in make it remembered. Important to point out, the sense of the Female that wants to build Memory from the deconstruction of pre-designed looks of the sources from the positivism, its peak of influence, and their search for the construction of a new look at the group, in the formation of a collective memory in the musical sphere, where Historical Sources interaction should be considered absolute, while material culture and of "new" sources as Oral History, intending to resign so the objectivity and subjectivity of