Ao alocar a teologia ecofeminista de Ivone Gebara no seio da Teologia da Libertação, o artigo possibilita uma reavaliação de suas propostas. Ao mesmo tempo em que aponta para as novas direções (antropológicas e epistemológicas) sugeridas por Gebara – como, a opção concreta pelo cotidiano de mulheres pobres como ponto de partida da reflexão teológica –, também explora ambiguidades e perguntas que permanecem em aberto em sua articulação ecofeminista. De todo modo, pode-se verificar que a interpretação da vida diária a partir de estruturas sociais e políticas amplas garante à teologia ecofeminista de Ivone Gebara uma postura política crítica.
By inserting the ecofeminist theology of Ivone Gebara within the theology of liberation, this article enables the reassessment of its proposals. While pointing to the new (anthropological and epistemological) directions suggested by Gebara – such as the concrete option for the everyday life of poor women as the starting point for theological reflection – it also explores ambiguities and questions that remain open in its ecofeminist articulation. Nonetheless, the interpretation of daily life from broader social and political structures ensures Ivone Gebara’s ecofeminist theology a critical political stance.
Al colocar la teología ecofeminista de Ivone Gebara dentro de la teología de la liberación, el artículo posibilita una reevaluación de sus propuestas. Al mismo tiempo que apunta para nuevas direcciones (antropológicas y epistemológicas) sugeridas por Gebara –como, por ejemplo, la opción concreta por el cotidiano de mujeres pobres como punto de partida de la reflexión teológica– también explora ambigüedades y preguntas que permanecen en abierto en su articulación ecofeminista. De otra forma, puede verificarse que la interpretación de la vida diaria a partir de estructuras sociales y políticas amplias, garante a la teología ecofeminista de Ivone Gebara una postura política crítica.