O objetivo do presente artigo é discutir as particularidades epistemológicas nos interesses de Edmund Husserl, Alfred Schütz e Jürgen Habermas pelo Mundo da Vida (Lebenswelt), enquanto instância de significação da vida. Para tanto, além das obras de autores supracitados, também apresentamos e discutimos produções da filosofia, da sociologia e da psicologia que problematizam epistemologicamente o Mundo da Vida. A presente discussão tem sua relevância na medida em que apresenta as delimitações teóricas do construto do Mundo da Vida, mediante a tessitura de críticas dos referidos autores. De forma geral, este artigo se estrutura e propõe as seguintes reflexões: introduzimos a concepção de Mundo da Vida enquanto instância de significação e a importância de delimitar suas diferentes perspectivas; apresentamos a inauguração das reflexões do Mundo da Vida no pensamento de Edmund Husserl; os desdobramentos do Mundo da Vida cotidiano dentro das análises da Sociologia Compreensiva de Alfred Schütz; e, por fim, a apropriação de Jürgen Habermas para a construção de sua Teoria Crítica da Sociedade.
The purpose of this article is to discuss the epistemological particularities of Edmund Husserl, Alfred Schütz and Jürgen Habermas for the World of Life (Lebenswelt), as an instance of the signification of life. Thereunto, besides the work of the authors mentioned above, we also present and discuss productions of Philosophy, Sociology and Psychology that epistemologically problematize the World of Life. The present discussion has its relevance insofar in the means that it presents the theoretical delimitations of the construct of the World of Life, through the criticism of these authors. In general, this article is structured and proposes the following reflections: we introduce the concept of the World of Life as an instance of signification and the importance of delimitating their different perspectives; we present the inauguration of the reflections of the World of Life in the thought of Edmund Husserl; the unfoldings of the everyday World of Life within the analyzes of Alfred Schütz's Comprehensive Sociology; and, finally, the appropriation of Jürgen Habermas for the construction of his Critical Theory of Society.