O presente trabalho se propõe a apresentar os objetivos gerais do projeto de extensão Cine Freud, Cultura e Arte, assim como algumas reflexões que foram possíveis após nove anos de existência. O projeto visa promover a interlocução entre Arte, Psicanálise e o campo dos Estudos Culturais. Propõe a construção de dispositivos de formação discente que permitam problematizar os fenômenos subjetivos implicados na experiência contemporânea, considerando a diversidade cultural como constitutiva desta experiência. Nesta direção, faz-se fundamental o incentivo e a difusão de obras artísticas e culturais, no sentido de contribuir para a formação artística e crítica dos estudantes e da comunidade em geral, proporcionando o debate, o desenvolvimento do senso crítico e a sensibilização desses sujeitos para com processos afetivos advindos dos mecanismos subjetivos desencadeados pela arte. A problematização do objetivo do projeto considera a participação do seu público-alvo. A partir do levantamento de problemáticas levantadas nos debates realizados no âmbito do projeto, foram apresentadas as linhas gerais que moveram sua discussão e que evidenciam polêmicas importantes no que diz respeito à experiência contemporânea: a desmistificação de alguns aspectos da problemática das perversões e das psicoses e sua relação com as concepções correntes sobre as perversões e a loucura.
This article aims to present the general objectives of the extension project Cine Freud, Culture and Art, as well as to bring some reflexions about the project in its nine years of existence. Cine Freud aims to promote dialogue between art, psychoanalysis and the field of Cultural Studies. It proposes the construction of student training devices which question the subjective phenomena involved in contemporary experience, considering cultural diversity as constitutive of this experience. In this direction, it is crucial the encouragement and dissemination of artistic and cultural works, in order to contribute to the artistic and critical training of students and the community providing the debate, the development of critical thinking and awareness of these subjects towards affective processes arising from subjective mechanisms triggered by art. The questioning of the project’s objective considers the participation of its target audience. From the issues raised in the debates after the exhibition of the movies, they were presented the general lines that moved the discussion and polemics considered important in regard to contemporary experience, for example, the demystification of some aspects of the problem of the perversions and psychoses and its relation to current thinking about the perversions and madness.