Neste artigo, pretendemos retomar alguns pontos que já tratamos em um trabalho anterior que utilizava a história da filosofia e a história da ciência para discutir as ameaças que um determinado tipo de ensino religioso representava para a ciência. Além disso, iremos atentar e aprofundar, desta vez, a visão que Leibniz tinha acerca do que hoje chamamos de Biologia. Para Leibniz, como já mencionamos em artigo anterior, a biologia era identificada como um tipo específico de ciência histórica: a história natural. Mostraremos também como Leibniz não abandona suas teses metafísicas mesmo quando trata de história natural – que já denominamos em outros trabalhos de Teologia Natural. Dito isso, nosso trabalho assumirá a forma de notas introdutórias e estará dividido nos seguintes movimentos, nota I, Fazendo o discurso sobre a vida se tornar mais racional, nota II, História natural e máquinas orgânicas e, nota III, Máquinas orgânicas com identidade moral.
In this article, we intent to resume some topics already treated in a previous article using history of philosophy and history of science to discuss the threat represented by a determined kind of religious education to science. Moreover, we will pay attention and go deeper into Leibniz views about Biology, as we call it nowadays. For Leibniz, as we showed in previous article, Biology was identified as a specific kind of historical science: natural history. We will also show how Leibniz does not abandon his metaphysical thesis, even while he was doing natural history – what we called natural theology. Therefore, our work will assume introductory notes form and will be divided in the following movements: Note I, Making the speech about life become more rational; Note II, Natural history and organic machines; and Note III, Organic machines with moral identity.