APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: uma análise no ensino de Matemática financeira com a construção de aplicativos para smartphones

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ISSN: 2447-5726
Editor Chefe: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Início Publicação: 27/10/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: uma análise no ensino de Matemática financeira com a construção de aplicativos para smartphones

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Renato Darcio Noleto Silva
Autor Correspondente: Renato Darcio Noleto Silva | renato.silva@ifma.edu.br

Palavras-chave: Ensino Médio. Matemática Financeira. Aplicativos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta resultados de um curso de construção de aplicativos matemáticos no App Inventor 2 (AI2) para smartphones que possuem sistema operacional Android, ofertado aos alunos do terceiro ano de uma escola pública de Ensino Médio do Sertão Maranhense. Os estudantes desenvolveram atividades que proporcionaram aprendizagem diferenciada a partir da tecnologia como mediadora na absorção de conteúdos matemáticos que oferecem obstáculos cognitivos. O presente artigo expõe parte da investigação desenvolvida no âmbito do Programa Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade do Estado do Pará- Brasil. Trata-se de um estudo de caso, de caráter experimental, com revisão de estudos dos quais foram utilizados os conceitos de sequência didática de Zabala e a Teoria da Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel para tecnologias. Ao analisar o processo de ensino e de aprendizagem adquirida a partir destes recursos, percebemos que a construção de aplicativos por meio da linguagem de programação em blocos viabiliza de forma proveitosa o ensino de questões que envolvam problemas de Matemática financeira, motiva o estudo da matemática e fomenta a pesquisa no Ensino Médio. Para a validação, fizemos uso das análises a priori e posteriori como fases de cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre as duas fases. Os resultados da comparação revelam a instrumentação e instrumentalização da plataforma AI2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos. Por outro lado, os aplicativos construídos surgem como ferramentas pedagógicas alternativas e apropriadas para auxiliar na compreensão, entendimento do conteúdo e no desenvolvimento da autonomia do aluno acerca da visão de mundo.



Resumo Inglês:

This work presents the results of a course of construction of mathematical applications in App Inventor 2 (AI2) for smartphones with Android operational system, offered to students of the third year of a public high school in Sertão Maranhense. The students developed activities that provided differentiated learning from technology as mediator in the understanding of mathematical contents that offer cognitive obstacles. This article presents part of the research developed in the scope of the Master Program in Mathematics Education, State University of Pará - Brazil. It is a case study of experimental nature, with a studies review using the concepts of Zabala’s didactic sequence and Pierre Rabardel's Theory of Instrumental Approach for technologies. By analyzing the teaching and learning process acquired from these resources, we realized that the construction of applications through the programming language in blocks makes possible, in a beneficial way, the teaching of questions that involve problems of financial mathematics, motivates the study of mathematics and encourages research in high school. For the validation, we made use of the a priori and posteriori analyzes as phases of each activity developed during the experimentation, which we gave a qualitative treatment, followed by the comparison between the data obtained between the two phases. The results of the comparison reveal the instrumentation and instrumentalization of the AI2 platform and the applications built, and that the process of Instrumental Genesis occurred by the mobilization of new and preexisting schemes, noting that we obtained positive effects in the teaching methodology. On the other hand, the constructed applications appear as alternative and appropriate pedagogical tools to aid in the understanding of the content and in the development of the student's autonomy on the worldview.



Resumo Espanhol:

Este trabajo presenta resultados de un curso de construcción de aplicaciones matemáticas en el App Inventor 2 (AI2) para smartphones, que poseen sistema operativo Android, ofrecido a alumnos del tercer año de una escuela pública de Enseñanza Media del Sertão Maranhense. Los estudiantes desarrollaron actividades que proporcionaron aprendizaje diferenciado a partir de la tecnología como mediadora en la absorción de contenidos matemáticos, que ofrecen obstáculos cognitivos. El presente artículo expone parte de la investigación desarrollada en el marco del Programa Maestría en Enseñanza de Matemáticas, Universidad del Estado de Pará-Brasil. Se trata de un estudio de caso, de carácter experimental, con revisión de estudios de los cuales se utilizaron los conceptos de secuencia didáctica de Zabala y la Teoría del Enfoque Instrumental de Pierre Rabardel para tecnologías. Al analizar el proceso de enseñanza y aprendizaje adquirido a partir de estos recursos, percibimos que la construcción de aplicaciones a través del lenguaje de programación en bloques viabiliza de forma provechosa la enseñanza de cuestiones que involucran problemas de matemáticas financiera, motiva el estudio de las matemáticas y fomenta la investigación en la Enseñanza Media. Para la validación, hicimos uso de los análisis a priori y posteriori como fases de cada actividad desarrollada durante la experimentación, la cual dimos tratamiento cualitativo, seguida de la confrontación entre los datos obtenidos entre las dos fases. Los resultados de la comparación revelan la instrumentación e instrumentalización de la plataforma AI2 y de las aplicaciones construidas, y que el proceso del Génesis Instrumental ocurrió por la movilización de esquemas nuevos y preexistentes, constatando que en la metodología de enseñanza obtuvimos efectos positivos. Por otro lado, las aplicaciones construidas surgen como herramientas pedagógicas alternativas y apropiadas para auxiliar en la comprensión, entendimiento del contenido y en el desarrollo de la autonomía del alumno acerca de la visión del mundo.