O presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar. Palavras-chave: infância, mídia, consumo, brinquedo, brincar.
This article was carried out in order to understand the media influences on play in urban and contemporary childhoods, based on the documentary Criança, a alma do negócio (Child, the soul of business). After carefully watching the documentary, some scenes were described and we extracted, from the arguments and discussions, themes that were categorized and analysed based on the current academic production We conclude that children's advertising, through media vehicles, intend to manipulate children's desires as a commercial strategy to sell their products, as well as the fact that, to some extent, contemporary media and its cultural products serve as elements for the construction of play.
El presente trabajo se realizó con el objetivo de comprender las influencias mediáticas sobre el juego en la infancia urbana y contemporánea, a partir del documental Criança, a alma do negócio (El niño, el alma de lo negocio). Luego de asistir atentamente al documental, se describieron algunas escenas y se extrajeron, de los argumentos y discusiones, temas que fueron categorizados y analizados a la luz de la producción académica actual. Concluimos que la publicidad infantil, mediante de vehículos mediáticos, pretende manipular los deseos de los niños como estrategia comercial para vender sus productos, así como el hecho de que, en cierta medida, medios de comunicación contemporáneos y sus productos culturales sirven como elementos de construcción del juego.