Até que ponto o aprimoramento intelectual possibilitou melhoria nas relações sociais
entre campo e cidade no Brasil de meados do século XX? As imagens articuladas e expostas por
importantes intelectuais estavam muitas vezes vinculadas a uma suposta necessidade de
polÃticas públicas dirigidas ao habitante do campo. A constatação leva a pelo menos duas
questões: o mascaramento de uma construção humana – o Estado democrático – pautada em
uma pseudo-unidade polÃtica, social e cultural, quando não racial; e, por conseqüência, a
subjugação de grupos sociais marginalizados, dos quais o habitante do campo é um exemplo.
Para a avaliação deste problema, há dois textos fundamentais, por unirem uma dimensão
importante para se pensar a representação e homogeneização estatal: serem centrais no debate
sobre a relação campo-cidade, mantendo diálogo com o pensamento acadêmico de sua época.
Estas obras, das quais trata o artigo, são Tristes trópicos, de Lévi-Strauss, e Grande sertão:
veredas, de Guimarães Rosa.
Until what point the intellectual improvement made possible the improvement in the
social relations between field and city in Brazil of 20th century middle? The articulated and
displayed images by important intellectuals were many times entailed to a supposed necessity of
governmental public politics directed to the field inhabitant. The constatation takes us to at least
two questions: the disguise of a superficial human being construction, which is, the idea of
democratic State, based in a false politics unit, social and cultural, when not racial; and, as a
consequence, the subjugation of social groups kept out of society, which the field inhabitant is
one example. For the evaluation of this problem, we have two basic texts, for joining a
important dimension to think about the problem of the representation and state homogenization:
for being central in the debate on the relation field-city, and to establish dialogue with the
academic thought of its time. These workmanships, which the article talks about, are Tristes
trópicos, by Claude Lévi-Strauss, and Grande sertão: veredas by João Guimarães Rosa.