Publicidade e gastronomia: um estudo sobre a apropriação estética de programas televisivos de cozinha na produção de conteúdos de marca

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Publicidade e gastronomia: um estudo sobre a apropriação estética de programas televisivos de cozinha na produção de conteúdos de marca

Ano: 2018 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: BEZERRA, Beatriz Braga, PELLERANO, Joana
Autor Correspondente: Beatriz Braga Bezerra | beatriz.braga@hotmail.com

Palavras-chave: Publicidade. Programas de cozinha.Televisão. Conteúdo de marca. Madero.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse trabalho é observar como a publicidade se apropria da estética dos programas de cozinha na TV para construir conteúdos de marca, a partir da análise dos anúncios O dia em que nosso hambúrguer nasceu e A vida sustentável do palmito, da rede brasileira de restaurantes Madero. Por meio dessa análise e de uma reflexão teórica – que discute a relação entre comunicação, consumo e gastronomia (BACCEGA, 1995; CONTRERAS HERNÁNDEZ, MABEL GRACIA-ARNÁIZ, 2005; DÓRIA, 2006; FRANÇA, 2002); a história estética dos programas de cozinha (COLLINS, 2009); e a estratégia de conteúdo de marca, o branded content, (DONATON, 2002, 2007) – refletimos sobre como a linguagem específica dos programas de cozinha na TV se tornou reconhecível e reproduzível a ponto de ser apropriada pela publicidade. Palavras-chave: Publicidade. Programas de cozinha. Televisão. Conteúdo de marca. Madero.



Resumo Inglês:

The goal of this work is to observe how advertising appropriates the aesthetics of TV cooking shows to build branded content, from the analysis of the adsO dia em que nosso hambúrguer nasceu(The day our hamburger was born)andA vida sustentável do palmito (The sustainable life of the heart of palm),from Brazilian restaurant chain Madero. Through this analysis and a theoretical reflection -which discusses the relationship between communication, consumption and gastronomy (BACCEGA, 1995; CONTRERAS HERNÁNDEZ, MABEL GRACIA-ARNÁIZ, 2005; DÓRIA, 2006; FRANÇA, 2002); the aesthetic history of cooking shows (COLLINS, 2009); and branded content strategy (DONATON, 2002, 2007) -we reflect on how the specific language of TV cooking shows has become recognizable and reproducible to the point of being appropriated by advertising.