A propaganda virtual e seus diálogos: um novo espaço de interação na hipermídia

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

A propaganda virtual e seus diálogos: um novo espaço de interação na hipermídia

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: ARANHA, Simone Dália de Gusmão
Autor Correspondente: ARANHA, Simone Dália de Gusmão | simonedga@hotmail.com

Palavras-chave: hipermídia, propaganda virtual, dialogismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A hipermídia possibilita um redimensionamento das potencialidades semióticas e discursivas dos gêneros que habitam o ambiente virtual. Para demonstrar esse aspecto, focalizamos a propaganda virtual, que incorpora, nesse espaço híbrido de interação comunicação, ações próprias de chats, visando “prender” a atenção do seu interlocutor para o que se enuncia. Mas, como estabelecer um vínculo de envolvimento, um possível diálogo com processo ativo pergunta/resposta, se estamos nos reportando ao universo virtual, onde os interlocutores não se encontram face a face? E como essa interação se configura em um espaço, a priori, de escrita? Para responder a essas questões, analisamos duas propagandas virtuais, e tomamos como aparato teórico estudos de Bakhtin (2000), Mcluhan (2010), Levy (2000), Thompson (2001) e Santaella (2001).



Resumo Inglês:

The hypermedia permits the possibility of reshaping the semiotic and discursive potential of the genres which are present in virtual space. In order to illustrate this aspect, we focus on the genre of virtual advertising, which incorporates, in this hybrid interactive communicative space, the properties of chats, having the intention of capturing the attention of its interlocutor, so that he can make his pronouncement .But how can a connection, a possible dialogue, with an active question/answer process, be established, if we are referring to a virtual universe, where the interlocutors do not meet face to face? And how does this interaction configure in a space which is, a priori, one of writing? In an attempt to answer these questions, we have analyzed two virtual advertisements utilizing the theories of Bakhtin (2000), Mcluhan (2010), Levy (2000), Thompson (2001) and Santaella (2001).