Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner

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Depto. de Ciências Sociais/Centro de Letras e Ciências Humanas Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário
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Telefone: (43) 3371-4456
ISSN: 2176-6665
Editor Chefe: Raquel Kritsch
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Sociologia

Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner

Ano: 2010 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Maria Raquel da Cruz Duran
Autor Correspondente: Maria Raquel da Cruz Duran | clavedera@yahoo.com.br

Palavras-chave: antropologia sonora, mito, richard wagner, sociedade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Propõe-se um estudo sobre as relações entre música, sociedade e mito na obra de Richard Wagner, destacando a importância do mito e da música como linguagens de interpretação da cultura e a difusão que a obra wagneriana proporcionou à mitologia germânica na cultura ocidental. Destarte, menciona o antropólogo Anthony Seeger, interpretamos a música como um elemento-chave do processo de construção do mundo social e conceptual, sendo o estudo da performance, uma análise figurativa da vida social. Embora coexistam diversas ideologias em cada mito, alvitra-se uma discussão a respeito dos subsídios que a ópera Tristão e Isolda, em especial, conferiu à ideia de mito, inserindo-se aqui valores percebidos tanto na sociedade do século XIX quanto na atual.



Resumo Inglês:

A study of the relationships between music, society and myth in the work of Richard Wagner is proposed; highlighting the importance of myth and music as language for culture interpretation and dissemination of Germanic mythology in Western culture provided by Wagner’s works. Thus mentioning anthropologist Anthony Seeger, we interpret music as a key element in the process of building social and conceptual world, being the study of the performance, a figurative analysis of social life. Although several ideologies coexist in each myth, a discussion is proposed regarding the subsidies that the opera Tristan and Isolde, in particular, granted to the idea of myth, introducing values that could be perceived both in XIX century and today’s society.