Neste artigo, discutimos preliminarmente, no âmbito da bibliografia brasileira dedicada aos estudos do cinema de ficção cientÃfica, a importância e o papel dos efeitos especiais para esse gênero cinematográfico. Dessa forma, textos de Peter Nicholls (1984), Barry Keith Grant (1999), Adam Roberts (2000) e Mark Bould (2003), dentre outros autores, são discutidos na análise das relações entre o instituto dos efeitos especiais e o cinema de ficção cientÃfica, no sentido de reavaliar a relação entre um gênero e uma gama de recursos cinematográficos. Nossa hipótese é de que os efeitos especiais não são imprescindÃveis ao cinema de ficção cientÃfica, havendo uma produção internacional do gênero que prescinde de efeitos sofisticados.
This paper conducts a preliminary discussion on the role and importance of special
effects in the field of science fiction film as seen in the Brazilian literature dedicated to
scientific fiction film studies. Thus, the works of such authors as Peter Nicholls (1984),
Barry Keith Grant (1999), Adam Roberts (2000), Mark Bould (2003), and others
are used to review the relationship between special effects and science fiction film and
between genre and cinematographic resources. The assumption we have drawn is that
special effects are not a crucial and specific feature to science fiction film, considering
that there is relevant international film production in this genre that does not significantly
rely on sophisticated visual effects.