Não é uma tarefa fácil abordar o significado ontológico e implicações de um texto bÃblico
especÃfico. A importância ontológica de textos bÃblicos é assumida pelos estudiosos, mas
vagamente descritas no seu contexto filosófico. Ao longo deste estudo, tentarei demonstrar como
os estudiosos em geral concordam que a evidência textual no fecho do livro de Números confirma
que um "residente Divino" esteve ontologicamente no meio dos israelitas. Em segundo lugar, o
fato de os estudiosos deixarem de lado o significado ontológico de tais afirmações faz com que
essas intocadas conclusões filosóficas, que retratam a visão de mundo dos escritores bÃblicos e sua
compreensão da realidade, em última análise, se tornem irrelevantes. O impasse ontológico
abordado ao longo deste estudo encontra significado no cenário dessa confusão acadêmica em
relação à presença de Deus no mundo (a relação Deus-mundo) como descrito no fecho de
Números, isto é, em Números 5:3 e 35:34.
It is no easy task to address the ontological significance and implications of a specific
Biblical text. The ontological importance of Biblical texts are assumed by scholars but vaguely
described in its philosophical context. Throughout this study I will attempt to demonstrate how
scholars generally agree that the textual evidence in the bookends of Numbers confirms that a
“Divine resident†was ontologically in the midst of the Israelites. Secondly, how scholars leave
aside the ontological significance of such affirmations making these untouched philosophical
conclusions that depict the worldview of Biblical writers and their understanding of reality
ultimately irrelevant. The ontological impasse I will address throughout this study finds
significance in the backdrop of this scholarly confusion in relation to the presence of God in the
world (the God-world relationship) as depicted in the bookends of Numbers, that is, in Numbers
5:3 and Numbers 35:34.