Leitura e compreensão textual na educação infantil

Barbarói

Endereço:
Avenida Independência 2293 - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/index
Telefone: (51) 3717-7369
ISSN: 1982-2022
Editor Chefe: Marco Andre Cadoná
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Leitura e compreensão textual na educação infantil

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 37
Autores: Aline Lacerda Vicente, Adriana Benevides Soares, Flavia Ferreira Sereto, Thamires de Abreu Emmerick
Autor Correspondente: Adriana Benevides Soares | adribenevides@gmail.com

Palavras-chave: Educação Infantil, habilidades de leitura, compreensão textual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo teve como objetivo mostrar como uma proposta de letramento na Educação Infantil pode contribuir para a formação de um futuro leitor mais proficiente. Participaram desta pesquisa 40 alunos de uma escola pública municipal. Foi realizado um estudo quase-experimental, de delineamento experimental e aplicados dois questionários de compreensão textual, um com questões abertas e outro com questões objetivas. A análise dos resultados foi feita através da correção e quantificação das respostas dadas as perguntas dos questionários e, em seguida, foi utilizado o Teste t de Student para comparar os grupos que apresentavam ou não uma proposta de letramento. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas entre os dois grupos no que diz respeito às perguntas que requerem a realização de inferências e, quanto aos instrumentos, que os alunos respondem de forma diferente as perguntas de inferência e detalhes.



Resumo Espanhol:

Este estudio tiene como objetivo mostrar como un proyecto de alfabetización en la educación de la primera infancia pueden contribuir a la formación de un futuro lector más competente. La muestra fue de 40 estudiantes de una escuela pública. Se utilizó un cuasi-experimentale desing y aplicados dos cuestionarios de comprensión, uno con preguntas abiertas y otras preguntas objetivas. El análisis fue realizado por la corrección y la cuantificación de las respuestas de las preguntas de los cuestionarios y luego se utilizó la prueba t de Student para comparar los grupos que presentaron una propuesta de alfabetización o no. Los resultados mostraron diferencias significativas entre los dos grupos con respecto a las cuestiones que requieren inferencias y las herramientas para que los estudiantes responden de manera distinta a las preguntas de inferencia y detalles.