OBJETIVO:
Avaliar e comparar a concentração de α-tocoferol no leite colostro e no soro de mães diabéticas e saudáveis.
MÉTODOS:
Estudo transversal, realizado com 51 parturientes voluntárias, sendo 20 diagnosticadas com diabetes melito gestacional e 31 sem nenhuma doença associada. Coletaram-se as amostras de soro e de colostro em jejum no pós-parto imediato e o α-tocoferol foi analisado por cromatografia lÃquida de alta eficiência (CLAE). Para definir o estado nutricional de vitamina E, adotou-se ponto de corte sérico (697,7µg/dL). O teste t de Student para variáveis independentes comparou as concentrações médias de α-tocoferol no soro e no colostro entre os grupos controle e com diabetes melito gestacional. A correlação de Pearson testou a relação entre a concentração de α-tocoferol no soro e no colostro para ambos os grupos. As diferenças foram consideradas significantes quando p<0,05.
RESULTADOS:
As concentrações de α-tocoferol no colostro foram 1.483,1±533,8µg/dL para as mulheres do Grupo Controle e 1.368,8±681,8µg/dL para as diabéticas, não havendo diferenças (p=0,50). Entretanto, no soro das puérperas controle, a concentração de α-tocoferol foi 1.059,5±372,7µg/dL e, nas diabéticas, 1.391,4±531,5µg/dL, com p<0,01. Não houve correlação entre a concentração de α-tocoferol no soro e no colostro para o Grupo Controle. Resultado semelhante foi encontrado para o grupo com diabetes melito gestacional.
CONCLUSÕES:
Os grupos apresentaram estado nutricional adequado quanto à vitamina E. Não houve associação entre diabetes melito gestacional e mudanças na concentração de α-tocoferol no colostro.