O presente trabalho enfoca a arte como instrumento na prática em psicologia social, por meio
do relato da experiência com um grupo de arteterapia. A proposta do grupo, desenvolvido em
um centro comunitário de Florianópolis - SC, consistia na realização de variadas atividades
artÃsticas - desenho, pintura, colagem, modelagem em argila, escrita - como um meio para o
desenvolvimento (inter)pessoal. As intervenções realizadas e a discussão aqui apresentada
fundamentam-se nos aportes da psicologia histórico-cultural e especialmente nas ideias de
Vigotski e Bakhtin acerca da arte. O trabalho trouxe resultados positivos aos sujeitos, que na
atividade criadora encontraram novas formas de objetivação e subjetivação, desenvolvendo
um olhar estético e (re)criando nas obras artÃsticas imagens outras de si e da vida,
transformando-se neste processo.
The current work focus on art as an instrument in the practice of social psychology,
through the report of experience of an art-therapy group. The proposal of the group,
developed in a communitarian center in Florianópolis – SC, Brazil, consisted in the
realization of several artistic activities – drawing, painting, collage, clay modeling, writing –
as a resource to inter(personal) development. The interventions made and the discussion
shown here are well-grounded in the references of historic-cultural psychology and specially
in the ideas of Vigotski and Bakhtin concerning art. The work brought positive results to the
subjects, which found in the creative activity new ways of objectivism and subjectivism,
developing an aesthetic look and (re)creating in the artistic action other images of themselves
and of life, transforming themselves in this process.
El presente trabajo trata del arte como instrumento en la práctica de la psicologÃa social, por
medio de relato de la experiencia con un grupo de arte terapia. La propuesta del grupo de un
centro comunitario de Florianópolis – SC, consiste en la realización de diversas actividades
artÃsticas: dibujo, pintura, encolamiento, moldeo en barro e escritura para el desarrollo (inter)
personal. Las intervenciones realizadas y la discusión se fundamentan en los aportes de la
psicologÃa histórico-cultural y especialmente en las ideas de Vygotsky y Bakhtin sobre el arte.
El trabajo trajo resultados positivos a los sujetos que en la actividad creadora encontraron
nuevas formas de objetivación y subjetivación, desarrollando una mirada estética y
(re)creando en las obras artÃsticas imágenes de la vida y de sÃ, transformándose en el proceso.