Este artigo apresenta um jogo computacional educacional desenvolvido para atuar como uma nova tática de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem com agentes pedagógicos emocionais, que executam diferentes funções. O jogo computacional tem como objetivo desenvolver o raciocÃnio lógico oferecendo desafios aos estudantes em um ambiente 3D, incluindo personagens tais como macacos, abelhas, jacaré, morcegos e gorila no trajeto de um trem que carrega mantimentos. O cenário do jogo possui elementos diversificados, tais como pontes, túnel, lago, floresta, montanhas e aldeia de Ãndios. Este projeto visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um ambiente dinâmico e de interação com os estudantes, respeitando e adaptando-se à s suas caracterÃsticas de aprendizagem. Pretende-se adaptar o jogo desenvolvido para trabalhar com pessoas com deficiência fÃsica motora, mas com capacidade de aprendizagem, a fim de auxiliar com a sua inclusão em nossa sociedade.
This paper presents an educational computer game, developed to act as a new teaching tatic in a virtual environment with emotional pedagogical agents that perform different functions. The educational game aims to develop logical reasoning offering challenges to students, in a 3D environment, including characters such as monkeys, bees, alligator, bats and gorilla in the path of a train carrying provisions. The scenario of the game has several elements, such as bridges, tunnel, lake, forest, mountains and Indian village. This project contributes in teaching-learning process, which offers a dynamic environment of interaction with the students, respecting and adapting to their learning characteristics. It is intended to adapt the game developed to work with people with motor disabilities, but capable of learning, in order to assist their inclusion in our society.