A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL

Revista Ecos

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Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL

Ano: 2012 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Claudiomar Pedro da Silva
Autor Correspondente: C. P. Silva | claudiomarp@hotmail.com

Palavras-chave: Personagem, confidente, Nelson Rodrigues, Augusto Sobral.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho, propusemos uma reflexão acerca de dois textos cênicos que têm alcançado um significativo destaque nos estudos literários e culturais de dois países, cuja língua oficial é o português: trata-se de Portugal e Brasil. A produção teatral brasileira e portuguesa conta com nomes que se apresentam em destaque pela crítica, como Nelson Rodrigues, com a peça Vestido de Noiva e Augusto Sobral, com Memórias de uma mulher fatal. Notadamente, as protagonistas destas peças estabelecem relações com as personagens que atuam como confidentes, na incessante busca de resolver a crise de identidade; nessa direção, para contribuir na reordenação identitária, a personagem Alaíde pode contar com Madame Clessi, uma cocote de 1905; a Mulher-Fatal, personagem protagonista da peça de Sobral, pode contar com Gestalt, uma máquina que tecnologicamente pode-se descrever como superinformática e encontra-se a sua disposição.



Resumo Inglês:

In this paper we propose a reflection on scenic two texts that have achieved
significant prominence in the literary and cultural studies of the countries whose Portuguese
is the official language. The Brazilian and Portuguese stage production has features names
that have highlighted the international critical, as the play Vestido de Noiva by Nelson
Rodrigues and Memórias de uma mulher fatal by Augusto Sobral. Notably the play
protagonists establish relations with the characters who act as confidants in the ceaseless
quest to solve the identity crisis. To contribute to the identity Alaíde reordering can count
on Madame Clessi, a courtesan of 1905 and the Fatal Woman can count on Gestalt,