A proposta com este artigo é refletir sobre as implicações oriundas da teleconstrução do subúrbio carioca, o fictÃcio “Divinoâ€, na telenovela Avenida Brasil, da Rede Globo. Baseando-se em elementos narrativos que caracterizaram a composição desse espaço e de seus personagens, relativiza-se o movimento de “popularização†da trama como gesto de reconhecimento e representação das minorias não hegemônicas, isto é, como forma de
ascensão de novas “figuras cidadãs†ao plano da visibilidade midiática. Partindo-se da caracterização do idÃlico subúrbio do “Divinoâ€, demonstra-se como se abordou, na telenovela, a ascensão da chamada “nova classe média†de forma parodÃstica, apostando em uma montagem de mundos movida por intencionalidades cômicas que revelavam severos e perniciosos distanciamentos em relação aos espaços referenciados e aos atores sociais nele residentes.
This article, is reflected about the implications originating from of the teleconstruction of the carioca suburb, the fictitious “Divinoâ€, in the soap opera Avenida Brasil, of the Rede Globo. Basing on narrative elements that characterized the composition of that space and of their characters, relativize up the movement of “popularization†of the plot as recognition gesture and representation of the minorities no hegemonics, that is, as form of ascension to the new “figures citizens†to the plan of the media visibility. Leaving of the characterization of the idyllic suburb of the “Divinoâ€, it is demonstrated as it was approached, in the soap opera, the ascension of the call “new middle class†of form parodic, betting in an assembly of worlds moved by intentions comic that revealed severe and harmful distances in relation to the spaces referenced and to the social actors in him residents.