O presente ensaio tem como ponto de partida a leitura do conto “A carta roubada†de Edgar Alan Poe e suas análises elaboradas por Jacques Lacan em “O Seminário sobre A carta roubada†(Escritos, 1998) e por Jacques Derrida em “O carteiro da verdade†(O cartão-postal, 2007), além da leitura de Nancy e Labarthe em O tÃtulo da letra (1991) e ainda Rene Major em Lacan com Derrida (2002). O texto tem como aposta a potência do significante letter/lettre que significa tanto “carta†quando “letraâ€, daà sua potência, da carta/letra, como possÃvel literatura. O trabalho ainda conta com leituras, acerca da epistolografia, de Josefina Ludmer, Emile Cioran, Juan José Saer, Liliana Heer e Silviano Santiago. O trabalho aborda também a leitura de Michel Foucault em “A escrita de si†(O que é um autor?, 1992) que pensará a correspondência como uma forma de escrita de si, apesar de destinada ao outro. A partir disto, o presente ensaio tem como objetivo principal pensar o procedimento da correspondência entre artistas/poetas como um jogo de posições ambivalentes, e não como uma troca estática de mensagens entre remetente e destinatário.