RACHEL DE QUEIROZ E SEU PERCURSO CRIATIVO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA: O LIVRO E A MINISSÉRIE

Revista Araticum

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ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

RACHEL DE QUEIROZ E SEU PERCURSO CRIATIVO EM MEMORIAL DE MARIA MOURA: O LIVRO E A MINISSÉRIE

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Andrea Cristina Martins
Autor Correspondente: A. C. Martins | andrea.martins@unimontes.br

Palavras-chave: Rachel de Queiroz, Memorial de Maria Moura, processo de criação, literatura, televisão.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa o processo de criação da obra Memorial de Maria Moura (1994), de Rachel de Queiroz, e sua recriação para a minissérie de televisão homônima, produzida pela Rede Globo, em 1996. O romance, escrito ao longo de 17 anos, foi precedido de uma longa e minuciosa pesquisa, e é fruto do trabalho árduo da escritora, que se empenhou na construção dos personagens e desenvolvimento das ações. A escritora, portanto, reage com veemência ao se deparar, no roteiro, principalmente com cenas que contrariam a ética de sua protagonista. A partir de sugestões e observações que Rachel de Queiroz registrou no roteiro, confrontadas com as alterações feitas na obra final levada ao ar, é possível avaliar as interferências da escritora na versão televisiva do Memorial naquilo que ela mais preza, o caráter e a psicologia de Maria Moura.



Resumo Inglês:

The article examines the process of the creation of the novel Memorial de Maria Moura (1994), by Rachel de Queiroz, and also it’recreation for its eponymous miniseries produced by TV Globo, in 1996. The novel, written over 17 years, was preceded by a long and thorough search, and is the result of the hard work of the writer, who has worked in construction and development of the characters' actions. The writer, therefore, reacts strongly when
confronting, in the script, especially with scenes that run counter to ethics of its protagonist. From suggestions and comments Rachel de Queiroz recorded in the script, faced with changes to the final work aired, it is possible to evaluate the writer’s interference on the TV version os Memorial, in wich she likes the most, that is, the character’s personality and psychology, Maria Moura.