RESUMO
Este artigo representa uma sÃntese do primeiro capÃtulo de minha tese de doutorado em História Social da Cultura defendida na Universidade Federal de Minas Gerais. defendida na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como objetivo analisar historicamente as origens e consolidação da atividade sinfônica em Belo Horizonte e seus desdobramentos em termos de gestão. A rigor, pretende-se constatar que, junto à visão de modernidade que se denotava com a criação da nova capital e o advento de uma época auspiciosa, a incorporação da atividade sinfônica à cultura mineira foi um modelo entendido pela intelectualidade brasileira como sinônimo de sofisticação e progresso, condizente com a melhoria da cultura no Estado.
Palavras-chave: Orquestra Sinfônica, Modernidade, Belo Horizonte, PolÃticas públicas para a Cultura.
ABSTRACT :This article represents a synthesis of the first chapter of my doctoral thesis in Social History of Culture defended at the Federal University of Minas Gerais, aiming to analyze historically the origins and consolidation of symphonic activity in Belo Horizonte and its consequences in terms of management. In fact, we intend to see that, with the modern view that is denoted with the creation of new capital and the advent of an auspicious time, the incorporation of symphonic activity to the mining culture was a model understood by Brazilian intellectuals as synonymous of sophistication and progress, consistent with the improvement of culture in the state.
Keywords: symphony orchestra, modernity, Belo Horizonte, public policies for culture.
Recebido em: 03/07/2016 – Aceito em 30/07/2016