Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou investigar se o uso de objetos de aprendizagem na lousa digital seria capaz de proporcionar a interação e a interatividade, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo. As atividades, que compõem os objetos de aprendizagem “Monte uma fração”, “Associe frações”, “Feira dos pesos”, “Balançando”, “Frações” e “Mico Matemático”, foram exploradas por um grupo de dez estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Os dados provenientes de dez aulas de Matemática foram coletados por meio de notas de campo realizadas pelo professor pesquisador e gravações em vídeo que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados nos permitiu destacar indícios de interação e de interatividade por intermédio da simulação planejada para uso na lousa digital como um recurso tecnológico em sala de aula, além de ter propiciado aos estudantes um ambiente colaborativo de aprendizagem. A pesquisa também revelou ações indiretas do saber na sala de aula, focando nos objetos de aprendizagem que influenciaram de alguma forma os estudantes, o professor pesquisador, a integrante da equipe pedagógica e uma professora da escola
In this article we present the results of a research that investigated whether the use of learning objects in the digital whiteboard would be able to provide interaction and interactivity, creating a collaborative learning environment. The activities that make up the learning objects “Build a fraction”, “Fraction matcher”, “Weight fair”, “Balancing act”, “Fractions” and “Mico matemático”, were explored by a group of ten students from a 6th grade class of a Elementary school. Data from ten mathematic classes were collected through field notes by the researcher professor and video recordings that were later transcribed and analyzed. Data analysis allowed us to highlight interaction and interactivity intermediated by the planned simulation that was used on the digital whiteboard as a technological resource in classroom, in addition to provide students with a collaborative learning environment. The research also revealed indirect actions of knowledge in the classroom, focusing on the learning objects that influenced in some way the students, the researcher professor, the pedagogical team member and a high school teacher.