Jogos matemáticos e mediação docente

Revista on line de Política e Gestão Educacional

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ISSN: 1519-9029
Editor Chefe: Sebastião de Souza Lemes; Ricardo Ribeiro; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogos matemáticos e mediação docente

Ano: 2017 | Volume: 21 | Número: 3
Autores: Patrícia Pereira
Autor Correspondente: Patrícia Pereira | patricinha.pereira@yahoo.com.br

Palavras-chave: jogos, adição e subtração, mediação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata de ações de ensino planejadas intencionalmente com o uso de jogos como Situação Desencadeadora de Aprendizagem visando a internalização de conhecimentos teóricos por meio da ação e reflexão decorrentes da mediação docente. Os participantes foram 8 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, selecionadas pela professora da turma. O procedimento investigativo tomou como referência o uso de uma Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs), verificando se o jogo, quando utilizado sob a abordagem histórico-cultural, desencadeia a aprendizagem de alguns conceitos inerentes às operações de adição e subtração. Para tanto, utilizaram-se os jogos CUBRA A SOMA e FECHE A CAIXA. O estudo consistiu em cinco Atividades de Ensino com cada jogo. Os resultados indicaram que as mediações, associadas à motivação das crianças, durante a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), podem proporcionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.



Resumo Inglês:

The article discusses educational actions planned intentionally with the use of games like Trigger learning Situation for internalisation of theoretical knowledge through the action and reflection as a result of mediation. Participants were 8 children of 2nd year of elementary school, selected by the teacher of the class. The investigative procedure took as a reference using a Guiding teaching Activity, through Being Learning Situations, verifying that the game, when used under the historical-cultural approach, triggers learning some concepts inherent in the operations of addition and subtraction. To this end, the games used CUBRA A SOMA and FECHE A CAIXA. The study consisted of five teaching activities with each game. The results indicated that the mediations, associated with the motivation of children, during the Teaching activity, can provide the development of highter psychological functions.



Resumo Espanhol:

El artículo discute acciones educativas planeados intencionalmente con el uso de juegos como Situación de Aprendizaje con el objetivo de internalización de conocimientos teóricos a través de la acción y la reflexión como resultado de la mediación. Los participantes fueron 8 niños de 2 º año de primaria, seleccionados por ella profesora de la clase. El procedimiento de investigación tomó como referencia el uso de una guía de enseñanza actividad, a través de Situaciones de Aprendizaje, para verificar se el juego, cuando se utiliza bajo el enfoque histórico cultural, dispara aprender algunos conceptos inherentes a las operaciones de suma y resta. Con este fin, los juegos usados fueron CUBRA A SOMA y FECHE A CAIXA. El estudio consistió en cinco actividades de enseñanza con cada juego. Los resultados indicaron que las mediaciones, asociadas con la motivación de los niños, durante la actividad docente (AOE), pueden proporcionar el desarrollo de funciones psicológicas superiores.