O ensino de diversas áreas vem se modificando diante das inúmeras transformações decorrentes principalmente da revolução digital. Nas áreas de Química Ambiental e Educação Ambiental não poderia ser diferente. Assim, este trabalho visa trazer o estado da arte de publicações sobre o uso de jogos no ensino das áreas em questão, buscando delinear um cenário em relação aos seguintes aspectos pedagógicos: classificação dos jogos de acordo com Roger Caillois, tipo de jogo utilizado, público alvo, discussão da cultura lúdica e tema do jogo. Analisamos vinte e cinco publicações que incluíram um total de quarenta e seis jogos adotados para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Como resultados da presente pesquisa pudemos verificar que os jogos mistos do tipo agôn + alea se sobressaíram dentre os demais e os jogos pedagógicos foram preferidos diante dos didáticos. Notamos também que a maior parte dos trabalhos abrangeu uma breve discussão sobre a cultura lúdica inerente aos jogos e por fim, vimos que os temas dos jogos que prevaleceram foram aqueles relacionados à poluição atmosférica, à poluição da água e aos resíduos sólidos. Observando as produções encontradas e as inúmeras benesses no ensino provenientes do uso de jogos, entendemos que o lúdico no ensino de Química Ambiental e Educação Ambiental é ainda muito pouco explorado. Assim, precisamos que o presente campo de pesquisa seja mais difundido culminando no maior uso de jogos nestas áreas, para que possamos debater tal tema de forma mais profunda e assídua.