O imaginário eurocentrado e o racismo institucional: a exclusão de negros/as, indígenas e quilombolas na pós-graduação de instituições públicas no país.

Revista Educar Mais

Endereço:
Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes - 2791 - Arco-Iris
Pelotas / RS
96060290
Site: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/index
Telefone: (53) 3309-5582
ISSN: 2237–9185
Editor Chefe: Nelson Luiz Reyes Marques
Início Publicação: 02/07/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O imaginário eurocentrado e o racismo institucional: a exclusão de negros/as, indígenas e quilombolas na pós-graduação de instituições públicas no país.

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Cláudio Baptista Carle
Autor Correspondente: Cláudio Baptista Carle | cbcarle@yahoo.com.br

Palavras-chave: RACISMO INSTITUCIONAL, EXCLUSÃO, DIVERSIDADE

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto que se apresenta é fruto de anos de dedicação aos estudos das comunidades indígenas, negras e quilombolas nas instituições do país. Um contexto histórico as coloca em um estágio diverso das outras pessoas no processo de entrada e permanência no ensino superior. Mas é forte fator de exclusão do pós-graduação no país por inúmeras razões. Razões essas que apresento aqui parcialmente a partir de alguns estudos que realizei durante minha atuação em comissões e coordenação que visa a sua integração ao universo da pós-graduação. O texto não indica as instituições e nem os cursos em que estes processos acontecem, mas ao ser lido muitos reconhecerão seus espaços. Principalmente os/as estudantes que sofreram o racismo institucional. É um texto introdutório, mas importante para esse momento histórico que vivemos no Brasil onde os direitos dessas populações são fortemente ameaçados.