O presente artigo apresenta um recorte da fundamentação teórica inicial de uma pesquisa que analisa como a Pedagogia da Alternância, proposta pela LEdoC/TOC, contribui para o fortalecimento territorial e a afirmação da identidade quilombola na Comunidade Mumbuca. A base de fundamentação teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético, nas categorias: historicidade, totalidade, contradição e mediação. A discussão sobre território e desenvolvimento territorial é realizada a partir de autores que desenvolveram e refinaram esse debate, como Raffestin (1993) e Saquet (2017), que constroem o conceito de território na perspectiva social e como produto de contextos históricos. Para compreensão e construção a respeito da Educação do Campo e LEdoC, usa-se Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery e Molina (1999), Molina e Hage (2015, 2016), Molina e Jesus (2004), Molina e Sá (2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), entre outros. A Pedagogia da Alternância é abordada por Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), entre outros. Deve-se salientar que os resultados demonstram que a LEdoC/TOC, como intencionalidade do currículo, contribui, de forma significativa, para a formação de identidade do sujeito, como também, o pertencimento ao território e a cultura quilombola.
This article presents an excerpt of the initial theoretical foundation of a research that analyzes how the Pedagogy of Alternation, proposed by the LEdoC/TOC, contributes to the territorial strengthening and affirmation of the quilombola identity in the Mumbuca Community, from the participation of part of its members in the course. The theoretical and methodological basis is Historical-Dialectical Materialism, in the categories: historicity, totality, contradiction and mediation. The discussion on territory and territorial development is based on authors who developed and refined this debate, such as Raffestin (1993) and Saquet (2017), which aims to construct the concept of territory in the social perspective and as a product of historical contexts. To understand on Rural Education and LEdoC were used Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery and Molina (1999), Molina and Hage (2015, 2016), Molina and Jesus (2004), Molina and Sá (2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), among others. The Pedagogy of Alternation is addressed by Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), among others. It should be noted that the results demonstrate that LEdoC/TOC, as a curriculum intention, contributes significantly to the formation of the subject’s identity, as well as belonging to the territory and the quilombola culture.
Este artículo presenta un extracto de la fundamentación teórica inicial de una investigación que analiza cómo la Pedagogía de la Alternancia, propuesta por LEdoC/TOC, contribuye al fortalecimiento territorial y afirmación de la identidad quilombola en la Comunidad Mumbuca. La base teórica y metodológica es el Materialismo Histórico-Dialéctico, en las categorías: historicidad, totalidad, contradicción y mediación. La discusión sobre territorio y desarrollo territorial se realiza a partir de autores que desarrollaron y afinaron este debate, como Raffestin (1993) y Saquet (2017), y que pretende construir el concepto de territorio desde la perspectiva social y como producto de contextos históricos. Para entender y construir sobre la Educación Rural y LEdoC, Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery y Molina (1999), Molina y Hage (2015, 2016), Molina y Jesus (2004) Molina y Sá (2004) son 2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), entre otros. La Pedagogía de la Alternancia es abordada por Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), entre otros. Vale la pena señalar que los resultados demuestran que LEdoC/TOC, como intención curricular, contribuye significativamente a la formación de la identidad del sujeto, así como la pertenencia al territorio y la cultura quilombola.