O aproveitamento integral dos alimentos deve ser considerado no enfrentamento à fome, no combate ao desperdício e na redução de resíduos. Apesar de o consumo de partes não convencionais de vegetais não ser um costume na culinária brasileira, é papel da escola abordar novos conceitos sobre alimentação saudável e sustentável. Este estudo teve como intuito promover a construção de conhecimentos sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos a partir de uma sequência de ensino investigativa. A pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi desenvolvida com atividades capazes de estimular a investigação, a criticidade, a produção textual e a argumentação, possibilitando o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram grande envolvimento dos estudantes, especialmente, na resolução de situações-problemas e na produção de podcasts. Nesse contexto, ressaltamos a importância de atividades investigativas em sala de aula, visando ao desenvolvimento de habilidades que contribuam para a alfabetização científica dos estudantes.
O uso integral dos alimentos deve ser considerado no combate à fome, no combate ao desperdício e na redução de resíduos. Embora o consumo de partes não convencionais de hortaliças não seja um costume na culinária brasileira, é papel da escola abordar novos conceitos sobre alimentação saudável e sustentável. Este estudo teve como objetivo promover a continuidade de uma sequência de ensino investigativa. A pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi realizada com atividades capazes de estimular a investigação, a criticidade, a produção textual e a argumentação, possibilitando o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram grande envolvimento dos alunos, principalmente na resolução de situações-problema e na produção de podcasts. Nesse contexto, ressaltamos a importância de atividades investigativas em sala de aula, voltadas para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o letramento científico dos alunos.
O uso integral dos alimentos deve ser considerado no combate à fome, no combate ao desperdício e na redução do desperdício. Embora o consumo de partes não convencionais de hortaliças não seja um costume na culinária brasileira, é papel da escola abordar novos conceitos sobre alimentação saudável e sustentável. Este estudo teve como objetivo promover a construção do conhecimento sobre educação nutricional e o uso integral de alimentos a partir de uma sequência de pesquisa pedagógica. A pesquisa-ação com abordagem qualitativa foi desenvolvida com atividades capazes de estimular a pesquisa, a crítica, a produção de textos e a argumentação, permitindo que os alunos desempenhem um papel de protagonismo no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram um grande envolvimento dos alunos, especialmente na resolução de situações problemáticas e na produção de podcasts. Nesse contexto, destacamos a importância de atividades de pesquisa em sala de aula, voltadas para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a alfabetização científica dos alunos.